Arquitetura & Decoração

escritórios

CULTURA DE CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL DE PROJETOS DE INTERIORES

Vários empreendimentos Green Buildings sendo entregues, donos de escritórios, projetistas e locatários querem também, ter a cultura ou a certificação de interiores comerciais, com projetos  de baixo impacto ambiental. Os benefícios de um projeto com a característica sustentável é muito grande, pois com a qualidade de vida dos colaboradores, redução de consumo de energia e água, compra de mobiliário usando sempre empresas com os colaboradores registrados e matérias de baixo impacto ambiental, tem levado aos arquitetos e decoradores cada vez mais estudarem e querer entender o assunto sustentabilidade , não como mais uma ferramenta de trabalho , mais como a ferramenta de trabalho do momento e do futuro.

Os escritórios e lojas tem procurado se instalarem em empreendimentos novos ou retrofitados, com selos LEED ou AQUA , aumentam seu potencial de certificação ambiental ou mesmo só a cultura que hoje é vista como um inicio de tudo. Quando as empresas se instalam em empreendimentos com certificação pode tirar muito proveito das soluções já instaladas no prédio, como por exemplo: utilizar a infraestrutura de armazenamento e coleta de lixo reciclado, contabilizar ganhos já com a instalação elétrica existente que já é de baixo consumo, redução do consumo de água por meio de aproveitamento de água da chuva para jardins e bacias sanitárias. Mais se o prédio não tiver a certificação , você arquiteto e decorador, tem sim que elaborar projetos de interiores com esse conceito, pois tem grande papel no que se refere a meio ambiente. Sempre é bom observar o aspecto da iluminação natural, circuito independente de iluminação, cores claras e vibrantes para que a iluminação seja melhor refletida, ar condicionado com sistema Invert.

Hoje temos um numero bastante razoável de escritórios de arquitetura e decoração que buscam sempre a pré-certificação em seus projetos, mais isso tem que começar dentro de casa, o arquiteto e decorador, antes de ir mostrar ao cliente como deve agir com o meio ambiente. São inúmeras as soluções que podem ser adotadas tais como tintas com baixa emissão de Compostos Orgânicos Voláteis (COVs); sistema de persianas automatizado; lâmpadas Led; bacias sanitárias com dupla válvula de descarga e torneiras com sensor; sistema de ar condicionado eficiente, moveis e objetos de decoração produzidos com madeira de demolição,   aplicação de película de vidro se a incidência do sol for muito forte nas janelas. Tudo é um conjunto que começa com os colaboradores, pois deles é que dependem o bom funcionamento do escritório ou loja, tem que levar em conta também os produtos de limpeza que se usa.

O ideal é sempre bom consultar alguém da área para que o projeto tem uma cara sustentável.

por Leôncio Pedrosa

Crédito da Imagem: Pinterest

ÚLTIMAS COLUNAS

Scroll Up