Revista

Tecnologia por comando de voz já é realidade na automação

Início|Tecnologia por comando de voz já é realidade na automação
  • 001

    Tecnologia por comando de voz já é realidade na automação

Tecnologia por comando de voz já é realidade na automação

Ambiente na CASACOR Balneário Camboriú apostou no Google Home como destaque do projeto

Imagine chegar em casa e com um simples comando de voz abrir suas cortinas, acender a luz e até mesmo ligar a lareira. Ou melhor, fazer isso sem nem ter chegado em casa ainda, dando comandos para encher a banheira e aquecer a água e o piso! Parece coisa de filme de ficção científica, mas esta tecnologia já é realidade e possível graças a programas como o Google Home. Em Santa Catarina o sistema está em exibição no ambiente assinado pelas Designers Josy Melo e Hevelin Buss, o Home Office Recanto Particular K-9, na CASACOR Balneário Camboriú. Com 18,20 m², o espaço é todo automatizado por comando de voz, desde o acionamento das luzes, passando pela abertura das cortinas e acendimento da lareira, além do som ambiente. Tudo foi fornecido pela InBuild Automação, de Balneário Camboriú.

A aposta das Designers foi pelo uso do Google Mini Home, um assistente de voz que torna os projetos de automação residencial mais inteligentes e divertidos. Popular nos Estados Unidos estima-se que desde outubro de 2017, a empresa tenho vendido mais de 10 milhões de unidades por lá. No Brasil a tecnologia vem ganhando espaço, principalmente porque desde o ano passado os alto-falantes Google Home e Home Mini passaram a considerar o nosso idioma nos comandos, incluindo perguntas e rotinas para realizar uma sequência de tarefas.

Para Josy e Hevelin a ideia era conectar o morador ao seu espaço, usando a tecnologia a seu favor. “Queríamos aliar o conforto que o projeto pedia as novidades tecnológicas e o Google por comando de voz é o que há de mais novo no mercado, perfeito para o nosso ambiente”, disse Josy. A Designer explica que o acionamento pode ser feito presencialmente, pelo interruptor fixado na parede, ou remotamente, através de um App via mobile, com comandos à distância. O gadget Google Mini Home recebe comandos como acender as luzes e a lareira, ligar os desligar a TV, tocar música, abrir ou fechar cortinas, acionar a lareira, entre outros comandos. É possível inclusive agendar reuniões e outros compromissos, que o programa te acorda na hora marcada, como um despertador.

“Tudo que for possível pesquisar no Google você pode perguntar ao gadget. Ele passa informações como distância, clima, dúvidas, enfim, uma infinidade de possibilidades”, disse Hevelin Buss.

A grande vantagem do Google Home está no reconhecimento de voz individual. Os microfones multi direcionais diferenciam usuários, possibilitando cadastramentos e interação personalizada no mesmo ambiente. Outra funcionalidade recém lançada pelo sistema é a opção de ligar para os contatos da agenda, por meio do wi-fi, mas que por enquanto só está disponível nos EUA, Canadá e Reino Unido.

Quem deseja desfrutar da tecnologia no país pode adquirir pela internet. Embora não seja fabricado no Brasil é fácil encontrá-lo nos sites de e-commerce, tanto o aparelho do Google, quanto os dispositivos de automação que integram nele. Considere também os custos com a automação em si. A boa notícia é que o mercado avança rapidamente e as empresas especializadas possuem projetos para todos os tipos de ambientes, residenciais e comerciais, com valores variados.

Para usufruir desta tecnologia o consumidor deve primeiro adquirir um sistema de automação compatível com o Google Home para que estes itens sejam integrados a esta interface de comando que é o programa. Segundo Luiz da Silva Júnior, Engenheiro de Automação e proprietário da Inbuild, o Google Home veio para substituir a automação por toque, como iPads e teclados de comando, e com o comando de voz ganha-se um novo acesso a esta tecnologia. “O próprio microfone deve estar integrado ao sistema de automação, para que os comandos sejam obedecidos”, explica Luiz.

O fato inegável é que está tecnologia veio para ficar e os assistentes por comando de voz são o futuro da automação, inclusive saindo das residências e ganhando os automóveis. Empresas como Ford, BMW, Mercedes Benz e General Motors já possuem sistemas de reconhecimento de voz em seus carros, que entendem diversos comandos.

 

Home Office Recanto Particular K-9

 

Na mostra, que segue até dia 18 de agosto as designers Josy Melo e Hevelin Buss homenageiam o jogador de futebol Keirrison, conhecido como K-9, que já atuou em clubes como Santos, Palmeiras, Benfica e Barcelona.

Entre os destaques do projeto estão a tecnologia e a sustentabilidade, que vão ao encontro da proposta na mostra deste ano. O home office apresenta som e imagens, cortina automatizada, lareira à álcool automatizada, além de iluminação em duas cenas, uma para o trabalho e outra para o descanso, se assim desejar. Entre as tendências utilizadas no projeto destaque para o dourado, muito utilizado no Salão Internacional do Móvel de Milão.

Josy e Hevelin descrevem o ambiente como um cômodo da casa, e não apenas a extensão do trabalho. “O Recanto Particular K9 passa longe da agitação e do cotidiano, mas tem uma atmosfera perfeita, onde a interação com a natureza fica em evidência. Com decoração requintada, oferece uma experiência única e garante que cada instante se torne inesquecível para aproveitar ao máximo o aqui e o agora, com detalhes preparados para exaltar o aconchego sem perder nenhum toque de sofisticação”, finaliza Josy.

Foto das designers: Raquel Lima (Hevelin Buss e Josy Melo)

Foto ambiente: Lio Simas

Foto: Divulgação

001: O Gadget Google Mini Home é pequeno e cabe na palma da mão, podendo ser camuflado no ambiente.

Por |2019-10-28T19:35:42-03:00outubro 28th, 2019|

Notícias