Arquitetura & Decoração

escritórios

Light Design para melhorar a ambientação de Restaurantes

Nesse texto, Flora Barros dá dicas de como usar o Light Design a favor do seu restaurante, tanto para satisfazer os clientes, quanto para melhorar o desempenho dos funcionários. Boa leitura!

Não é só fazer a instalação elétrica, colocar o bocal no teto, encaixar a lâmpada e voilà: habemus luz. Não é tão fácil como parece. Existe todo um estudo do ambiente para saber onde cada luz vai ficar. Em um restaurante isso é indispensável, pois ninguém vai querer, em um ambiente todo iluminado, ficar na parte mais escura. A não ser que seja um jantar à luz de velas. Mas esse não é o propósito desse texto. A arquiteta Flora Barros explica o que é necessário.

“Se você procura algo mais intimista, como aqueles restaurantes em que cada mesa tem um pendente e é iluminada separadamente, não pode ser uma luz que esquente. Nesse caso deve ser usado o LED. Mas tudo depende da atmosfera. Em um bistrô, por exemplo, onde tem uma atmosfera mais calma, as temperaturas de cor devem ser mais quentes, mais relaxantes. Isso proporciona à pessoa ficar mais tempo no local, fica mais à vontade”.

A arquiteta também explica que em restaurantes é importante que hajam lâmpadas com grande índice de reprodução de cor (IRC). O IRC é o índice que mede o quanto fielmente a luz emitida pela lâmpada reproduz a cor do objeto que o observador está olhando. Segundo ela, jamais devemos usar lâmpadas com o vidro colorido. No caso de uma lâmpada amarela, devemos usar o “branco-quente” – ou seja, o vidro deve ser transparente, enquanto o filamento dentro da lâmpada pode ser um “branco-amarelo”.

“O vidro pintado distorce a cor da comida. É aquela coisa: você mistura uma tinta azul com uma vermelho. O resultado vai ser roxo, certo?! Você acha legal comer uma carne roxa? Não dá. A luz deve ser fiel às cores originais do ambiente”.

Foto do La Clave Bistrô, onde a iluminação é amarelada, tornando o ambiente mais aconchegante.

No caso de ambientes mais “rápidos”, em que as pessoas simplesmente comem e saem, os conhecidos fast food, Flora diz que “as cores devem nos deixar alerta. Dá pra usar uma temperatura de cor de 4.500 pra cima – de neutro para frio. É um Fast Food, ou seja, as pessoas comem e logo vão embora. Não é um lugar em que a pessoa quer ficar relaxando”.

E em relação à cozinha do restaurante?

“Na cozinha de uma casa você precisa de uma iluminação geral e uma de tarefa. No caso do restaurante, os funcionários não podem ficar acendendo e apagando a luz (de tarefa), pois é usada por muito tempo. Também é necessário alinhar a luminária com o balcão, usando uma luz forte (neutra e com alto índice de reprodução de cor, 97 no mínimo), pois enquanto a pessoa está cortando algo, a sombra desta pessoa não pode ficar sobre a sua tarefa, já que dificultaria seu trabalho”.

Cozinha com estações de trabalho bem iluminadas, com iluminação sempre acesa e sem pontos de sombra.

Flora Barros atenta também para os cuidados que devem ser tomados na cozinha com relação aos acidentes. Ela diz que as luminárias precisam de índice de proteção (IP), ficando em 62 ou 63. Elas são protegidas e precisam ser blindadas contra gorduras e explosões, assim como as tomadas.

“As luminárias geralmente ficam no teto. Elas não ficam pendentes para o funcionário não bater nelas e assim ficarem balançando, além do perigo de salpicar óleo quente ou até mesmo uma chama atingi-las. A quantidade de luz pode ser calculada de acordo com uma tabela. A cozinha de um restaurante é muito distinta da cozinha de uma casa. Devemos ter todo o cuidado”, diz Flora.

Gostou dessas dicas e quer implementar no ambiente?

Para conferir os serviços oferecidos pelo escritório Flora Barros Arquitetura, realizar orçamentos ou tirar dúvidas sobre projetos de arquitetura e iluminação, acesse o site www.florabarros.arq.brou ligue para (81) 99268.7639

Flora Barros Arquitetura está localizada em Recife e especializado em Projetos de Light Design (Iluminação) e também: Projetos de Arquitetura e Urbanismo, Projetos de Construção, Processos de Regularização Fundiária e Lei do Puxadinho. Para entrar em contato com o escritório, ligue para o Fone: (81) 99268.7639, e-mail: contato@florabarros.arq.br – Website: www.florabarros.arq.br

FONTES:
Website: http://www.florabarros.arq.br

noticias.dino.com.br/noticia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Mostra Artefacto Curitiba 2019 será inaugurada esta noite, 23 de agosto, com um evento que promete apresentar ambientes para ver, ouvir, sentir, tatear, degustar – e se inspirar. O tema da edição é Sense 5, um exercício de olhar para dentro de si e de se compreender primeiro, para somente depois entender o resto do mundo. “É quase um sixth sense, que aponta para o fato de que nunca vivemos tão interconectados. Nem a comunicação se deu em tempo tão real. Everywhere”, explica Paulo Bacchi. Para ele, os sentidos definem as experiências que temos na vida e as memórias que carregamos.

Nessa edição serão 20 ambientes assinados por 30 profissionais, mas o Portal Gerson Lima estará com exclusividade em apenas 02 deles, registrando tudo que vai rolar.
Gerson Lima estará com as Arquitetas Andréa Ponsonki e Jocymara Nicolau e Raquel Lima com os Arquitetos Claudia Horta e Edison Vello. 

 

Esta semana o talentoso Artista Plástico Luiz de Souza e a Empresária Cristiane Lissoni da ZOLI EVENTOS estiveram na Atitude na Cabeça, para levar o valor arrecadado em prol da Instituição, que há anos ajuda pessoas com seu projeto voltado para arrecadações de perucas, cabelos, lenços, chapéu, turbantes, bonés, boinas e etc.

Luiz de Souza criou uma Série chamada Mãe Natureza, onde em suas gravuras parte do que arrecada é convertida para esta ONG. Nesta série ele expressa todas as fazes que uma pessoa pode passar em virtude de uma doença devastadora, como câncer por exemplo, que pode deixar fraca e até sem vaidade, simbolizado como um dia cinza de inverno, mas sempre ao final relembra que a esperança ressurge a cada troca de estação, como na primavera e no verão, com suas folhas e flores voltando a ser saudáveis, evidenciando que a vontade de viver e forma de encarar e passar por esta fase difícil, pode fazer a diferença neste tipo de tratamento. Para pedir mais informações ou encomendas falar com Rodrigo Morais Escritório de Arte 41 99527-9000.

O Instituto Atitude na Cabeça é uma ONG que ajuda pessoas com anomalias que causa perda total ou parcial dos cabelos.
Fazem perucas para doar a pessoas que, comprovem baixa renda.
ara fazer uma doação de cabelo é necessário um corte correto, caso contrário não poderá ser utilizado e será jogado fora. Um corte correto é necessário que o cabelo de corte seja maior que 20cm.

Rua Francisco Rocha n°1544 – Bigorrilho – Curitiba – PR
CEP: 80730-390
Telefones: (41) 9146-1383
Email: atitudenacabeca@gmail.com
41 | 3015-0768

A empresa ZOLI EVENTOS EXCLUSIVOS atua no mercado de festas e eventos, oferece serviços personalizados e com excelência. Com um staff impecável, a ZOLI garante máxima organização, atendimento inigualável, carinho e cuidado com cada um dos seus clientes e respectivos convidados, proporcionando conforto e satisfação a cada evento. Realiza trabalhos de produção, assessoria e cerimonial para festas corporativas, casamentos, 15 anos, formaturas entre outros como jantares e confraternizações.

Av República Argentina, 1336 – Conj. 1411
Curitiba
41 | 99266-3450

Com inauguração nesta quinta (08.08), marca infantil de luxo irá somar a já conhecida Sonhos de Ninar

A especialista em artigos para bebês, Sonhos de Ninar, comemora mais um empreendimento. Tradicional em Curitiba, a loja amplia seu negócio e traz à cidade a primeira revenda exclusiva da Ameise Design, marca paulistana de decoração infantil. A Sonhos de Ninar by Ameise promete ao público um mix de produtos mobiliários, decorativos e de enxoval com uma linha inovadora e moderna, tudo para proporcionar um ambiente mais contemporâneo aos pequenos. Os empresários Gisele Carrão e Wagner Silva celebram a inauguração do novo negócio, localizado no bairro Hugo Lange, nesta quinta-feira, 08 de agosto, a partir das 18 horas.

No showroom de 400 m², serão mais de três mil itens da Ameise Design, que já é queridinha de famosos como Ivete Sangalo, Sabrina Sato e Fernanda Rodrigues. A novidade não compete com as duas lojas já consolidadas da Sonhos de Ninar, pois traz em seu portfólio produtos com um tom mais contemporâneo e que atende o público de até 10 anos.

“A Sonhos de Ninar by Ameise é uma fusão entre a nossa experiência no segmento infantil e o tom inovador da marca de São Paulo. O bacana é que, embora os produtos se diferenciem em estilo, os conceitos das duas marcas são muito parecidos: multifuncionalidade, simplicidade e qualidade”, afirma Wagner Silva.

O baixo impacto ambiental também é um fator muito importante para a marca. Os móveis são produzidos de maneira artesanal e com o uso de madeiras provenientes de manejo sustentável ou, então, de reflorestamento. Além disso, os retalhos são aproveitados em peças menores e os acabamentos são feitos com tintas à base de água, zerando a contaminação de afluentes no descarte.

Sobre a Ameise

Fundada em 2012 pelos arquitetos Luciana Raunaimer e Diego Verri, a Ameise vem se consolidando no mercado infantil como sinônimo de inovação e qualidade. O design diferenciado chamou a atenção de famosos como a influencer Mirella Santos e a apresentadora Sabrina Sato, que realizaram todo o projeto dos quartos das pequenas Valentina e Zoe com a loja. Além dela, a cantora Ivete Sangalo também se apaixonou pelo estilo Ameise, encomendando berços exclusivos para as gêmeas Helena e Marina.

foto: Renata D Almeida

 

foto: Renata D’Almeida

A loja possui uma flagship localizada no bairro Vila Madalena, em São Paulo. Ainda na capital paulistana estão localizados o espaço de criação, no Alto da Lapa, e o centro de distribuição, na Vila Anastácio. A loja de Curitiba abre portas para uma nova fase da marca, sendo a primeira filiada da Ameise no Brasil.

 

Serviço

Inauguração Sonhos de Ninar by Ameise
08 de agosto, quinta-feira, 18h
Rua Augusto Stresser 1756 – Hugo Lange, Curitiba – PR
Redes Sociais: @ameisedesigncuritiba | @aprimecomunicacao
Fotos loja Curitiba. Créditos: Patrícia Amancio

 

 

 

 

 

 

Scroll Up