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Depois da queda no PIB, para onde caminha o mercado imobiliário?

A queda no Produto Interno Bruto (PIB), no primeiro trimestre do ano, acendeu o sinal de alerta para muitos setores que esperam a retomada firme da economia brasileira. A queda de 0,2% quebrou uma sequência de oito trimestres seguidos de crescimento. Com isso, os analistas estão mais cautelosos. A previsão de crescimento do PIB, que era de 2,5% para 2019, foi revisada para 1,6%.

E como está o mercado imobiliário perante estes números? A compra e venda de imóveis influencia toda a cadeia do setor, o que inclui arquitetos, lighting designers, profissionais da área de paisagismo e decoração, entre outros.

A queda no PIB representa um banho de água fria e afeta a confiança, mas é preciso olhar para outros números, para identificar para onde caminha o mercado imobiliário.

Em contraste com o recuo da economia brasileira, muitos números indicam tendência de recuperação. Confira!

 

1 – Segundo empresas associadas à Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), os lançamentos de imóveis somaram 13.144 unidades em março de 2019, totalizando 113.620 unidades nos últimos 12 meses – volume 34,0% superior ao registrado nos 12 meses precedentes.

Já as vendas de imóveis novos totalizaram 11.562 unidades em março, colaborando para um total de 115.625 unidades vendidas nos últimos 12 meses (alta de 2,5%).

 

2 – Outro destaque no período foi a queda expressiva na relação entre distratos e vendas: graças ao recuo de 25,6% no volume de unidades distratadas e ao aumento das vendas no período (+2,5%), o indicador encerrou os últimos 12 meses em 21,2%, o que representa uma queda de 8 pontos em relação à média calculada para os 12 meses precedentes (29,2%).

 

3 – A Pesquisa do Mercado Imobiliário do sindicato da habitação (Secovi-SP) seguiu esta mesma tendência de recuperação. Depois de um primeiro bimestre fraco para os lançamentos, a situação melhorou muito em março na cidade de São Paulo, o que serve de termômetro para outras grandes cidades pelo País.

Foram lançadas 2.081 unidades, 139,2% mais do que em fevereiro e 32,9% acima de março de 2018. Em 12 meses, houve alta de 19,8% nesse indicador. 

 

4 – O Raio X Fipe/Zap Perfil da Demanda de Imóveis aponta, na última pesquisa, para um aumento da participação de compradores (que declararam ter adquirido imóvel nos últimos 12 meses), passando de 10%, no início de 2018, para 14%, o maior patamar desde 2014.

 

Conclusão

Em geral, os números do mercado imobiliário não estão em sintonia com a queda no PIB, o que é boa uma notícia para todos os profissionais do setor. Houve avanço nos lançamentos e nas vendas dos imóveis, além de queda expressiva nos distratos, o que gera maior segurança jurídica para novos investimentos no setor. Ainda há muito que melhorar, mas o mercado imobiliário está dando sinais coerentes de recuperação.

Fonte: Directlight

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Mostra Artefacto Curitiba 2019 será inaugurada esta noite, 23 de agosto, com um evento que promete apresentar ambientes para ver, ouvir, sentir, tatear, degustar – e se inspirar. O tema da edição é Sense 5, um exercício de olhar para dentro de si e de se compreender primeiro, para somente depois entender o resto do mundo. “É quase um sixth sense, que aponta para o fato de que nunca vivemos tão interconectados. Nem a comunicação se deu em tempo tão real. Everywhere”, explica Paulo Bacchi. Para ele, os sentidos definem as experiências que temos na vida e as memórias que carregamos.

Nessa edição serão 20 ambientes assinados por 30 profissionais, mas o Portal Gerson Lima estará com exclusividade em apenas 02 deles, registrando tudo que vai rolar.
Gerson Lima estará com as Arquitetas Andréa Ponsonki e Jocymara Nicolau e Raquel Lima com os Arquitetos Claudia Horta e Edison Vello. 

 

Esta semana o talentoso Artista Plástico Luiz de Souza e a Empresária Cristiane Lissoni da ZOLI EVENTOS estiveram na Atitude na Cabeça, para levar o valor arrecadado em prol da Instituição, que há anos ajuda pessoas com seu projeto voltado para arrecadações de perucas, cabelos, lenços, chapéu, turbantes, bonés, boinas e etc.

Luiz de Souza criou uma Série chamada Mãe Natureza, onde em suas gravuras parte do que arrecada é convertida para esta ONG. Nesta série ele expressa todas as fazes que uma pessoa pode passar em virtude de uma doença devastadora, como câncer por exemplo, que pode deixar fraca e até sem vaidade, simbolizado como um dia cinza de inverno, mas sempre ao final relembra que a esperança ressurge a cada troca de estação, como na primavera e no verão, com suas folhas e flores voltando a ser saudáveis, evidenciando que a vontade de viver e forma de encarar e passar por esta fase difícil, pode fazer a diferença neste tipo de tratamento. Para pedir mais informações ou encomendas falar com Rodrigo Morais Escritório de Arte 41 99527-9000.

O Instituto Atitude na Cabeça é uma ONG que ajuda pessoas com anomalias que causa perda total ou parcial dos cabelos.
Fazem perucas para doar a pessoas que, comprovem baixa renda.
ara fazer uma doação de cabelo é necessário um corte correto, caso contrário não poderá ser utilizado e será jogado fora. Um corte correto é necessário que o cabelo de corte seja maior que 20cm.

Rua Francisco Rocha n°1544 – Bigorrilho – Curitiba – PR
CEP: 80730-390
Telefones: (41) 9146-1383
Email: atitudenacabeca@gmail.com
41 | 3015-0768

A empresa ZOLI EVENTOS EXCLUSIVOS atua no mercado de festas e eventos, oferece serviços personalizados e com excelência. Com um staff impecável, a ZOLI garante máxima organização, atendimento inigualável, carinho e cuidado com cada um dos seus clientes e respectivos convidados, proporcionando conforto e satisfação a cada evento. Realiza trabalhos de produção, assessoria e cerimonial para festas corporativas, casamentos, 15 anos, formaturas entre outros como jantares e confraternizações.

Av República Argentina, 1336 – Conj. 1411
Curitiba
41 | 99266-3450

Com inauguração nesta quinta (08.08), marca infantil de luxo irá somar a já conhecida Sonhos de Ninar

A especialista em artigos para bebês, Sonhos de Ninar, comemora mais um empreendimento. Tradicional em Curitiba, a loja amplia seu negócio e traz à cidade a primeira revenda exclusiva da Ameise Design, marca paulistana de decoração infantil. A Sonhos de Ninar by Ameise promete ao público um mix de produtos mobiliários, decorativos e de enxoval com uma linha inovadora e moderna, tudo para proporcionar um ambiente mais contemporâneo aos pequenos. Os empresários Gisele Carrão e Wagner Silva celebram a inauguração do novo negócio, localizado no bairro Hugo Lange, nesta quinta-feira, 08 de agosto, a partir das 18 horas.

No showroom de 400 m², serão mais de três mil itens da Ameise Design, que já é queridinha de famosos como Ivete Sangalo, Sabrina Sato e Fernanda Rodrigues. A novidade não compete com as duas lojas já consolidadas da Sonhos de Ninar, pois traz em seu portfólio produtos com um tom mais contemporâneo e que atende o público de até 10 anos.

“A Sonhos de Ninar by Ameise é uma fusão entre a nossa experiência no segmento infantil e o tom inovador da marca de São Paulo. O bacana é que, embora os produtos se diferenciem em estilo, os conceitos das duas marcas são muito parecidos: multifuncionalidade, simplicidade e qualidade”, afirma Wagner Silva.

O baixo impacto ambiental também é um fator muito importante para a marca. Os móveis são produzidos de maneira artesanal e com o uso de madeiras provenientes de manejo sustentável ou, então, de reflorestamento. Além disso, os retalhos são aproveitados em peças menores e os acabamentos são feitos com tintas à base de água, zerando a contaminação de afluentes no descarte.

Sobre a Ameise

Fundada em 2012 pelos arquitetos Luciana Raunaimer e Diego Verri, a Ameise vem se consolidando no mercado infantil como sinônimo de inovação e qualidade. O design diferenciado chamou a atenção de famosos como a influencer Mirella Santos e a apresentadora Sabrina Sato, que realizaram todo o projeto dos quartos das pequenas Valentina e Zoe com a loja. Além dela, a cantora Ivete Sangalo também se apaixonou pelo estilo Ameise, encomendando berços exclusivos para as gêmeas Helena e Marina.

foto: Renata D Almeida

 

foto: Renata D’Almeida

A loja possui uma flagship localizada no bairro Vila Madalena, em São Paulo. Ainda na capital paulistana estão localizados o espaço de criação, no Alto da Lapa, e o centro de distribuição, na Vila Anastácio. A loja de Curitiba abre portas para uma nova fase da marca, sendo a primeira filiada da Ameise no Brasil.

 

Serviço

Inauguração Sonhos de Ninar by Ameise
08 de agosto, quinta-feira, 18h
Rua Augusto Stresser 1756 – Hugo Lange, Curitiba – PR
Redes Sociais: @ameisedesigncuritiba | @aprimecomunicacao
Fotos loja Curitiba. Créditos: Patrícia Amancio

 

 

 

 

 

 

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