Revista

CASACOR Minas 2019 anuncia o time de profissionais que estarão presentes na 25ª edição

Início|CASACOR Minas 2019 anuncia o time de profissionais que estarão presentes na 25ª edição
  • 001

    CASACOR Minas 2019 anuncia o time de profissionais que estarão presentes na 25ª edição

  • 002

    CASACOR Minas 2019 anuncia o time de profissionais que estarão presentes na 25ª edição

  • 003

    CASACOR Minas 2019 anuncia o time de profissionais que estarão presentes na 25ª edição

CASACOR Minas 2019 anuncia o time de profissionais que estarão presentes na 25ª edição

Mostra, que será realizada no Palácio das Mangabeiras, entre os dias 03 de setembro e 13 de outubro, contará com 52 ambientes, assinados por 78 profissionais das áreas de arquitetura, design de interiores e paisagistas.

Os preparativos da 25ª edição da CASACOR Minas, que será realizada entre os dias 03 de setembro e 13 de outubro, no Palácio das Mangabeiras, seguem em ritmo acelerado. Prova disso, é que as obras de montagem dos 52 ambientes, que serão assinados por 78 profissionais das áreas de arquitetura, design de interiores e paisagismo, foram iniciadas no mês de julho. A expectativa é de que todos os ambientes estejam prontos para apresentação exclusiva para a imprensa, no dia 29 de agosto.

O tema que será apresentado neste ano será “PLANETA CASA“. A ideia por trás desse conceito é fazer com que os frequentadores tenham uma reflexão sobre como a nossa relação com o mundo influencia o nosso jeito de morar. O local escolhido para sediar a maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo do estado foi o Palácio das Mangabeiras, imóvel tradicionalmente utilizado como residência pelos governadores de Minas. Outras novidades interessantes acontecerão durante a mostra, como a abertura para visitação ao palácio do governo e o início do projeto de restauração do Jardim de Burle Marx, que será assinado por Nana Guimarães.

“Estamos radiantes com a oportunidade de comemorar 25 anos da CASACOR Minas em uma das construções mais emblemáticas do estado. Esperamos receber um dos maiores públicos da história”, destaca a diretora comercial Juliana Grillo, que aguarda um público de cerca de 70.000 visitantes ao longo dos 40 dias de visitação.

E para conseguir atrair milhares de visitantes, um time de peso formado por renomados profissionais e jovens talentos foi convocado para encantar os visitantes. Nomes como Flávio Bahia, que esteve na primeira edição da mostra, em 1995, está garantido, assim como Junior Piacesi, Estela Netto, Gustavo Penna e Pedro Lázaro. Outros expoentes com diversas participações ao longo de suas carreiras e que também estarão no time de 2019 são: Mário Caetano, Ângelo Coelho, Cristina Morethson, Estela Netto, Juliana Vasconcelos, Ana Bahia e Valéria Junqueira. Entre os paisagistas confirmados para esta edição estão nomes como Vera Valenzuela e Wanderlan Pitangui, além de Nana Guimarães.

Soma-se ao elenco Rodrigo Aguiar, Will Lobato, Rodrigo Castro, Rodrigo Maakaroun, Sílvia Carvalho, Luis Gustavo, João Lucas, Joana Hardy, Antônio Valadares, Tereza Valadares, João Diniz e Bel Diniz, José Lourenço, Fernanda Boratto, Nana Guimarães, Lucas Lage, Bárbara Drummond, Carolina Melgaço, Cynthia Silva, Valéria Junqueira, Gabriela Azeredo, Alex Roussef, Patrícia Pires, Tina Barbosa, Júlia Belisario, Carol Horta, Filipe Pederneiras, Katarina Polatscheck, Érika Steckellberg, Graziela Costa, Kívia Costa, Mira Mundim, Renata Paranhos, Sheila Mundim, Juliana Couri, Maria Gabriela Nogueira, Felipe Soares, Natacha Nacif, Érika Viana, Flávia Freitas, Flávio Lobato e Maria Luiza Amorim.

 

Entre os nomes estreantes desta edição estão Marina Diniz, Paula Guimarães, Nídia Duarte, Carla Cruz, Phelipe Pinheiro, Letícia Longuinho, Carolina Campos, Maria Clara, Igor Zanon, Daniel Tavares, Marcus Paschoalim, Bárbara Barbi, Murad Mohamad, Jéssica Martins, Felipe Costa, Atamar Lorrani, Francisco Mascarenhas, Carol Quinan, Andréa Pinto Coelho, Mário Caetano, Cristiano Sá Motta e Laura Penna.

 

Destaques


O projeto Casa Minério, assinado pela experiente Ângela Roldão em parceria com a Laminus Engenharia, apresentará uma estrutura modular feita 100% com rejeito de minério. A ideia surgiu ao observar a importância desse tipo de construção e do reaproveitamento deste material, principalmente, depois do rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho. Para isso, foi projetada uma casa onde o piso, paredes e cobertura são produzidas essencialmente com rejeitos de minério. O ambiente ficará na área externa do Palácio, onde antes era um campo de futebol.

 

Presente pela primeira vez na mostra, Janaína Pacheco é a responsável pela arquitetura do projeto Casa dos Eucaliptos. O trabalho é feito em parceria com Maurício Bonfim, que assina todo o design de interiores e mobiliário do local. O conceito da casa é o de ser um ambiente totalmente integrado à natureza, uma vez que o espaço possui uma estrutura metálica com panos de vidros cercado por uma pequena floresta de eucaliptos. Dentro do ambiente, ainda será possível encontrar três modelos da espécie, que foram integradas ao projeto, além da oportunidade de contemplar a vista das montanhas. Espelhos serão colocados na natureza para fazer com que as pessoas olhem para si, em uma profunda ligação com o meio ambiente.

Em sua quarta participação na CASACOR, Flávia Roscoe assina o projeto Suíte do Governador. O conceito da montagem do ambiente nasceu da seguinte reflexão feita por ela: “O que é ouro para você?”. Essa observação tem como objetivo apontar as responsabilidades que os políticos que ocuparam o local possuíam, não no sentido material, mas no de valorizar o que é do povo, no verdadeiro propósito de habitar aquele espaço. Os visitantes encontrarão, ao longo do ambiente, tons discretos em dourado, uma mesa de trabalho, uma poltrona de leitura de frente para uma bela vista, uma mesa para tomar o café da manhã, um painel atrás da cama que remete à época da construção da casa na década de 1950, além de várias obras de arte. A ideia é criar a sofisticação e a leveza do acolhimento em um mesmo local.
Norah Fernandes e a estreante Bárbara Nobre são as responsáveis pelo projeto Gabinete. Por meio de uma pesquisa realizada para entender como era o uso do local, além de valorizar os objetos originais da década de 1950, as profissionais optaram por contar a história do lugar por meio da decoração. Peças como um painel e uma sanca de iluminação de estrutura metálica daquela época foram restauradas. Um sofá do período também será instalado no ambiente. Para trazer contemporaneidade, móveis no estilo Hi-Tech, como cadeiras ergonômicas, irão compor a cena. O grande diferencial é que o público encontrará um novo conceito de layout para escritório.

O Pavilhão Office, assinado por Fernanda Villefort, traz a concepção de espaço corporativo onde a afetividade ganha espaço e aproxima o usuário de elementos multissensoriais. O ambiente propõe um percurso em forma de galeria para contemplação e comunicação com a arte, além de uma setorização integrada entre três esferas: BUSINESS (reuniões/conexão com o outro) + MEETING (treinamento / palestras / conexão com o mundo) + COWORKING (trabalho individual / conexão consigo mesmo / foco). Uma grande bancada de apoio serve para oferecer desde o típico cafezinho até o atual happy hour. Já na parte da arquitetura, a proposta é de trabalhar com materiais naturais e muita integração entre o interior e o exterior. Para isso, foi criado um invólucro em aço corten com faixas ritmadas e intercaladas com o vidro incolor para gerar sensações e intensidades de luz também variadas. Há ainda a presença de um jardim vertical natural que dialoga com o entorno e enfatiza a importância da conexão com a natureza.

Um espaço de pesquisa e de descobertas. Assim, Ana Bahia e Sarah James descrevem o projeto Cozinha Funcional. O objetivo foi criar um espaço propenso às experiências, sejam elas sensoriais ou espaciais. A cena propõe diversas maneiras de uso e ocupação do local, como aulas de culinária, jantares, palestras e reuniões ao ar livre. Um dos pontos altos do ambiente é o design de mobiliário feitos com materiais como ônix, inox, pedra sabão e feltro, que serão utilizados de uma maneira inusitada. A arquitetura foi pensada como um bloco cujos ângulos não retos provocam diferentes visadas a cada ponto de partida.
 

Sobre o Palácio das Mangabeiras


Inaugurado oficialmente em 1955, o Palácio das Mangabeiras foi construído entre 1951 e 1955 para ser a residência oficial dos governadores de Minas Gerais. A edificação vem sendo utilizada para esta finalidade desde a sua inauguração, ocorrida durante o governo de Juscelino Kubitschek. Tudo indica que o projeto arquitetônico é assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Já o projeto paisagístico original é de Roberto Burle Marx, duas grandes referências em suas áreas de atuação. Localizado aos pés da Serra do Curral, o Palácio segue o estilo modernista. Apesar de não ter as dimensões que outros palácios tradicionais da cidade como o da Liberdade, por exemplo, o Palácio das Mangabeiras tem uma importância histórica para a política de Minas Gerais, sendo palco de inúmeras reuniões e encontros decisivos.

 

Sobre a CASACOR Minas

A CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas e reúne, anualmente, renomados profissionais. Em 2019 chega à sua 25ª edição em Minas Gerais e com mais de 20 eventos nacionais (Alagoas, Bahia, Brasília, Campinas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Interior de SP, Litoral de SP, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina) e seis internacionais (Miami, Peru, Chile, Equador, Bolívia e Paraguai).

 

Redes

SITE: www.casacor.com

FACEBOOK: www.facebook.com/casacorminas

INSTAGRAM: @casacorminas

 

Sobre a Multicult

 

A Multicult é uma empresa promotora de eventos diversos, entre eles a CASACOR Minas, que, em 2019, completa 25 edições ininterruptas. A proposta da empresa é promover e empreender projetos e iniciativas nas áreas de Cultura, Arquitetura, Design, Gastronomia e Urbanismo. O portfólio de ações desenvolvidas com a assinatura da Multicult reúne eventos diversos que se destacam por promover não apenas entretenimento, mas também uma plataforma de inspiração, informação e networking. Outro foco de atuação da empresa é a promoção de iniciativas que contribuam para a preservação da memória e da identidade urbana.

 

Redes

SITE: www.multicult.cc

FACEBOOK:  https://www.facebook.com/multicultpromocoes/

INSTAGRAM: @multicult.cc

 

 

Assessoria de Imprensa

Fábio Gomides – (31)99693-2767
Leonardo Cunha – (31) 99885-4302
Bruna Dias – (31) 98415-6545
João Dicker – (31)98841-9613
[email protected]
@aduplainforma

Por |2019-08-05T16:44:39-03:00agosto 5th, 2019|

Notícias