Arquitetura & Decoração

escritórios

A influência do Cinema na Arquitetura e no Décor

Alguns filmes marcam pela atuação dos atores, fotografia, figurino e principalmente pela cenografia. Vamos explorar os cenários e comentar alguns dos filmes que nos inspiram no décor e paisagismo. Muitas vezes com ambientes clássicos retratando uma época ou trazendo uma tendência. Dentre nossas escolhas começaremos com;

“O Poderoso Chefão” (1972), direção Francis Ford Coppola
Sem dúvida neste filme o ambiente mais impactante é o escritório com madeira escura nos móveis entalhados, estofamentos em couro e uso do capitonê. A iluminação basicamente uso da luz indireta com abajures e arandelas com cúpulas. Exemplo de estilo clássico e austero que nos inspira para uma ambientação masculina de bom gosto.

“Sob o Sol de Toscana” (2003) direção de Audrey Wells
Nesta comédia romântica dentre tantas coisas interessantes não podemos deixar de destacar o processo de reforma da casa onde a personagem de Diane Laine a “Frances” encara o restauro de uma Vila Italiana para transformar em sua nova casa. O filme retrata com bom humor os contratempos de uma reforma e no final o resultado é fantástico com jardins floridos, explora a beleza da rusticidade um deleite para os olhos.

Sob o Sol de Toscana

“Dizem que construíram os trilhos do trem sobre os Alpes antes mesmo de existir um trem que fizesse a viagem.
Eles construíram de qualquer forma.
Sabiam que um dia o trem viria.
Qualquer curva no caminho e eu estaria em outro lugar.
Eu seria diferente.
O que são 4 paredes afinal?
Elas são os que elas contêm…
A casa protege o sonhador.
Coisas inexplicavelmente boas podem acontecer, mesmo no finalzinho do jogo.
É UMA GRANDE SURPRESA!”
Sob o Sol da Toscana

 

“O Diabo Veste Prada” (2006), direção David Frankel
Na lista não poderia faltar este título para os que amam a moda tanto pelo glamour, mas para compreender como é o universo fashion. Além de beleza o filme explora a determinação para se atingir objetivos com ética. Andy interpretada por Anne Hathaway jornalista lutando pelos seus sonhos e Miranda (Mery Streep) a editora chefe que dirige uma revista com pulso de ferro. Dentre as ambientações o escritório da editora é moderno, claro e atemporal. Com atmosfera feminina o branco como base no mobiliário em laca, vidro, uso pontual do dourado e uma composição de fotos preto e branco na parede com molduras pretas e as vezes brancas e espelho. Perfeito como referência para estúdio, escritório ou home office.

O Diabo Veste Prada

 

“O Grande Gatsby” (2013) direção Baz LuhrmannO cenário pelo diretor neste filme transporta o telespectador para a década de 20 com todo o requinte, detalhes e estética do estilo Art Déco na mansão do milionário interpretado por Leonardo di Caprio. O Art Déco começou na Europa e rapidamente chegou aos EUA da exposição que aconteceu em Paris “Exposition Internationale des Arts Décoratifs et Industriels Modernes” em 1925 veio o nome do movimento pela abreviação do título do evento.

O Grande Gatsby

Do estilo a características principais são a geometria dos elementos, simetria, texturas e diferentes acabamentos como dourado, espelhos e cristais. Tudo muito elaborado, grades, papéis de parede, tapetes e desenho de piso. Assistam aos filmes e inspirem-se!!!!

Gislaine Bezerra
contato@gislainebezerratourinho.com.br

Fontes: blogazine.com | adorocinema.com | Pinterest

ÚLTIMAS COLUNAS

08 02.2018

Maison&Object

Aconteceu em Paris no mês de janeiro um dos eventos mais esperados na área do decor e design, a Maison Object.  Nela são revelados novos talentos no mundo do design. Os escolhidos nesta edição foram os italianos Federica Biasi, Antonio Facco, Marco Lavit Nicora, KensaKu Oshiro, Federico Peri e Guglielmo Poletti.

Que esta é a época mais bonita e especial do ano, todos sabem.  Porém, o que há de mais especial neste período é a magia que de certa forma, envolve e transforma as pessoas…

Scroll Up