Arquitetura & Decoração

escritórios

Como aumentar a produtividade de seus funcionários

Sem sombras de dúvidas, o contato com a natureza tem uma influência muito grande no aumento da qualidade de vida das pessoas, mas muitas vezes não nos damos conta que isto ocorre não só quando estamos em nossos momentos de lazer, quando já estamos espiritualmente predispostos ao relaxamento e ao prazer. Tão importante quanto melhorar a nossa qualidade de vida nestes momentos é podermos ter um diferencial na qualidade de vida quando estamos em nossos ambientes de trabalho.
Muitas das mais modernas empresas do mundo, como a Google, Facebook, Walmart.com, MercadoLivre, Netshoes e Localweb, por exemplo, há algum tempo já oferecem aos seus funcionários espaços de lazer e descanso e receberam em troca desta tomada de consciência, um aumento de até 60% na produtividade dos funcionários. No entanto você não precisa ser “um gigante” para melhorar a qualidade de vida de seus funcionários.

Uma pérgula com bancos ao lado de um pomar ou de um espelho d´água com aquele relaxante “barulho da água” em movimento, ou ainda um bosque com mesas para conversas informais no horário do café são alguns dos exemplos de espaços de lazer que se pode oferecer aos funcionários e que tem um valor de investimento muito baixo, quando comparado com o retorno em qualidade de vida e consequentemente em produtividade que se obtém como retorno.

 

Você já pensou como seria bom você chegar a sua empresa e ser recebido com um jardim que convida não apenas à contemplação, mas também à interação em seus ambientes externos?

 

E se em sua sala de trabalho houvesse não apenas mesas, cadeiras, computadores, monitores… mas também um lindo vaso com uma bela e saudável planta a te receber todos os dias? Você consegue perceber como o ambiente de trabalho ficaria muito mais humanizado se em uma sala de “call center”, com inúmeras pessoas trabalhando uma ao lado da outra, fosse possível também ver-se plantas, com seus diferentes tons de verdes e algumas flores? Estas plantas não só melhoram a qualidade do ar dos ambientes, mas vários estudos indicam que elas também diminuem nosso estresse e aumentam nossa criatividade e produtividade.

 

Você também pode ter um telhado verde ou um jardim sobre laje, que poderá ser criado no local onde hoje você tem apenas telhas que além de não trazer nenhum benefício extra, gera o aumento da temperatura e o consequente aumento no uso dos aparelhos de ar condicionado. Esta situação já é considerada como custo desnecessário, quando se tem a possibilidade de unir os benefícios sociais e ecológicos de um telhado verde e que, com certeza, vai tirar a sua empresa da contramão no quesito sustentabilidade.

Neste telhado verde será possível você ter, uma horta orgânica, um pomar, uma área de lazer com deck, pérgula, mobiliário e iluminação ou então um bosque com árvores nativas. Já pensou como isto seria incrível?

Saiba mais sobre os benefícios ecológicos e as possibilidades de um jardim sobre laje na matéria sobre Telhados Verdes. link: http://www.heloizarodrigues.com.br/telhados-verdes/

 

Uma nova forma de gestão empresarial está surgindo no mundo. Países desenvolvidos estão iniciando uma revolução empresarial onde os valores éticos e morais são a tônica e em consequência a qualidade de vida de todos que trabalham na empresa é valorizada. Não fique de fora desta mudança de comportamento empresarial, com a valorização da qualidade de vida sua e de seus funcionários e saiba que um belo jardim com ambientes para o lazer de seus funcionários pode, com certeza, ser o início da mudança em sua empresa.

 

O PhD Philip Kotler, considerado pelo Wall Street Journal como a sexta pessoa mais influente no mundo dos negócios ao falar sobre a mudança de comportamento das empresas no mundo atual disse que a “Riqueza pode ser definida tanto por uma abundância de bens materiais como por uma vida plena e você não precisa escolher entre uma e outra. A única escolha a ser feita é se você deseja fazer parte da mais promissora história dos negócios dos últimos tempos”.

 

 

ÚLTIMAS COLUNAS

Na veiculação de anúncios de lançamentos de empreendimentos imobiliários, seja em revista, jornais ou na internet, encontramos anúncios bem diferentes dos que eram veiculados há algum tempo atrás. Neles não encontramos mais destaque para informações como metragem dos apartamentos, ou a quantidade de quartos e outros itens como eram citados. Os anúncios atualmente descrevem com detalhes todos os espaços de lazer que o empreendimento oferece que incluem desde piscinas, sauna, espaço goumert até praças, pomar, espaço zen, deck, pérgula, espaço pet, quadra de esportes e muito mais.

Esta mudança de comportamento das construtoras e incorporadoras se deu porque eles perceberam que o cliente não esta mais a procura apenas de um apartamento, mas sim de qualidade de vida.

Com o ritmo corrido e estressante que todo mundo vive atualmente, há a necessidade de se ter um local onde se possa estar em contato com a natureza e com muitas opções de lazer, onde seja possível recarregar as baterias.

Então chegar até o cliente através das emoções e sentimentos é a melhor maneira de despertar nele a vontade de morar naquele empreendimento.

Este tipo de anúncio é feito para atingir o sistema límbico, que é a parte do cérebro responsável pelas emoções, enquanto que os antigos anúncios que falavam da área do apartamento e do número de quartos acessavam o cérebro racional, ou o neocórtex.

Depois de muitos estudos sobre o comportamento humano os neurocientistas descobriram que as decisões de compra são feitas muito mais por emoção do que pela razão e para atender a esta demanda, aliada as questões de segurança das grandes cidades, os empreendimentos passaram a ser considerados verdadeiros clubes, permitindo que se possa ter muitas opções de esporte e lazer dentro do próprio condomínio.

A partir desta mudança de comportamento dos compradores, o paisagismo deixou de ser apenas um item de valorização estética e passou a cumprir um papel fundamental, agregando valor ao empreendimento e levando qualidade de vida para seus moradores.

A concepção do projeto de paisagismo dos empreendimentos imobiliários passou então a ser baseado em conceitos predefinidos de acordo com o perfil do cliente e levando-se em conta itens de lazer que irão oferecer possibilidades diferenciadas para o futuro morador. Equipamentos para a prática de esporte e lazer passaram a ser obrigatórios nos projetos de paisagismo dos empreendimentos imobiliários e em empreendimentos corporativos a presença de lounges externos tornou-se comum.

Dessa forma os conhecimentos do paisagista tornaram-se fundamentais para a valorização dos empreendimentos imobiliários. Com a abordagem multidisciplinar que o paisagismo exige, o paisagista utiliza os diversos elementos arquitetônicos aliados à vegetação que irão proporcionar momentos de lazer e bem estar aos seus futuros moradores.

 

Assista ao vídeo “O que te leva a comprar” onde falo mais sobre o assunto.

youtube.com/watch?v=poCollWK-jg

Por Heloiza Rodrigues | Paisagista
41 | 3023-7076
41 | 99609-6579

Scroll Up