Gerson Lima e Raquel Lima

Sustentabilidade


gersonlima.com.br

contato@gersonlima.com.br

(41) 91871908


Atualmente seu trabalho está focado na produção fotográfica para os segmentos: Arquitetura e Decoração, Corporativas e Eventos Sociais.

Arquitetura & Decoração

escritórios
8 novembro 2016

AS UTILIDADES DO ÓLEO DE COZINHA USADO

O sabão feito com óleo de cozinha é biodegradável? O que é possível fazer para reaproveitar aquele óleo que já não serve mais para fritura?

O sabão caseiro é biodegradável, pois é decomposto por micro-organismos em um curto espaço de tempo. Mas atenção: o fato de ele ser biodegradável não significa que não possa causar algum dano ao ecossistema. O sabão é eliminado na água junto com a sujeira e, quando chega ao esgoto, se este não for tratado corretamente, vai para rios e lagos. Dessa maneira, ele pode se tornar um agente poluidor.

O óleo é uma matéria-prima renovável e, quando descartado de maneira incorreta, polui a água e o solo. Ele pode entupir as tubulações e, até mesmo, prejudicar o funcionamento correto das estações de tratamento. Quando vai parar em rios e lagos, ele impede a passagem do sol para a fotossíntese dos fictoplânctons e prejudica todos os seres aquáticos.

Quer saber como fazer o sabão caseiro com óleo usado?  Confira todos os detalhes:

Se for difícil fugir da fritura, pelo menos escape da poluição. Quando a gente joga o óleo de cozinha usado na pia ou no vaso sanitário, ele gruda na tubulação, entope o cano e contamina as águas. Cada litro de óleo emporcalha um milhão de litros de água. Quando o óleo se espalha no rio ou no mar, ele tira o oxigênio da água e mata peixes e plantas. O óleo de cozinha usado também polui o solo e emite gás metano, que contribui para o efeito estufa, o conhecido aquecimento global.

Armazene o óleo e leve a um posto de coleta para reciclagem. Ele pode ser transformado em sabão, tinta, verniz e combustível.

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) lançou o site www.oleosustentavel.org.br, que traz um mapa com 1.100 pontos de coleta de óleo de cozinha usado espalhados por todo o Brasil. E o melhor: a gente pode participar enviando para o site o endereço de novos pontos de coleta que ainda não estão cadastrados.

A associação brasileira Ecóleo, também tem pontos de coleta em todo o Brasil.

Agora, se você gosta do “faça você mesma”, então anote esta receita de sabão  feita com óleo de cozinha.Lembrando que deve ser administrado apenas por adultos, crianças e adolescentes devem estar fora do recinto e longe dos ingredientes:

– 5 litros de óleo

– 2 litros de água

– 200 ml de amaciante

– 600g de soda cáustica em escama (NaOH)

Coloque a soda no fundo de um balde cuidadosamente. Despeje a água fervente e mexa até diluir todas as escamas da soda. Adicione o óleo e mexa. Ponha o amaciante e mexa novamente até formar uma mistura homogênea. Coloque tudo numa forma e espere secar. Feito isto, é só cortar as barras de sabão e utilizar como produto de limpeza. Ah, e mais uma dica: quanto mais o sabão curtir, melhor ele fica!

O óleo já usado, quando reciclado, pode ter várias destinações: produção de resina para tintas, aditivo de ração para animais, sabão, detergente, glicerina e biodiesel. O biodiesel é uma alternativa de combustível e aditivos derivados de fontes renováveis, que podem ser dendê, soja, óleo de cozinha e mamona. Para a utilização do biodiesel, não é necessário nenhuma mudança nos motores movidos a diesel do petróleo. Mas, os benefícios da produção de biodiesel através do óleo de cozinha ainda vão além. Isso porque ele é constituído de energia renovável e seu carbono é neutro. Com isso, não há aumento de gás carbônico na atmosfera. É possível ajudar na produção de biodiesel de uma forma simples. Separe todo o óleo já utilizado e procure postos de coletas próximos.

Veja algumas opções:

Biodiesel em casa e nas escolas

Um projeto realizado pelo Laboratório de Desenvolvimento e Tecnologia Limpas, em parceira com a USP/RP, visa o envolvimento de toda a comunidade na produção de biodiesel. Para participar, é só guardar o óleo utilizado em garrafas plásticas e entregar em escolas ou postos. Acesse www.oleosustentavel.org.br e veja os locais disponíveis para coleta.

Ecóleo

A Associação Brasileira para Sensibilização, Coleta e Reciclagem de Resíduos de Óleo Comestível possui pontos de coleta de óleo em todo o país. Veja aqui www.biodieselbrasil.com.br/emcasa/emcasa.html, o mais próximo de você e evite a poluição.

Óleo Sustentável

O site foi montado pela Abiove, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais, para conseguir recolher o óleo utilizado. Confira aqui os pontos de coleta espalhados pelo Brasil.

Curiosidade

Alunos da Universidade de Brasília (UnB) desenvolveram um método de transformar o óleo de cozinha em tinta para impressão. Acesse www.oleosustentavel.org.br e saiba mais.

Viu como é possível utilizar o óleo de uma maneira que não prejudique o meio ambiente? Pratique a reciclagem e ajude.

Fonte | http://www.universojatoba.com.br

Imagem | www.blogmara.com.br e Ideal Receitas

ÚLTIMAS COLUNAS

Hoje, talvez pela exposição de pessoas ditas famosas, cujas fotos foram divulgadas na internet, foi criada a Lei 12.737/2012, também conhecida como Lei Carolina Dieckmann!…