Revista

Projeto Aprendiz Energético, da RGE, integra comunidade escolar, famílias e mercado de trabalho

Início|Projeto Aprendiz Energético, da RGE, integra comunidade escolar, famílias e mercado de trabalho

Projeto Aprendiz Energético, da RGE, integra comunidade escolar, famílias e mercado de trabalho

A RGE, por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), está direcionando ao mercado de trabalho de Caxias do Sul mais de 1,1 mil jovens estudantes capacitados em Eficiência Energética e segurança. Esse grupo integra o Projeto Aprendiz Energético, iniciado em março deste ano e que agora avança mais uma fase. A terceira parte do projeto educacional desenvolvido em 22 escolas das redes estadual e particular de Caxias é a inserção no mercado de trabalho dos alunos, agora aptos a compartilhar seu aprendizado em economia de energia junto aos empregadores.

Atualmente, são 1.169 estudantes do 2º ano do ensino médio que estão concluindo o curso profissionalizante de Eficiência Energética, com aulas práticas e teóricas realizadas no turno inverso ao da escola. A maioria dos módulos do programa acontece por meio do Ensino a Distância (EaD), mas os alunos têm a oportunidade de levar experiências de economia e segurança para as suas casas, além de praticá-las na própria escola. Os resultados são, além do aprendizado dos alunos, redução nas contas de luz e água de cada família envolvida.
Nesta fase, o projeto trabalha com as famílias desses jovens, com visitas técnicas e pedagógicas às residências. É o momento em que os filhos transmitem aos pais e responsáveis noções de economia e melhor aproveitamento de energia. “Essa etapa do vínculo familiar é muito importante para que os estudantes se sintam valorizados pelo trabalho que fizeram até agora. Pais e filhos aprendem juntos a economizar e a serem mais eficientes”, comenta Celio Ayres, gerente do projeto. Neste sábado (16), ocorrem duas ações de sensibilização entre escolas e familiares dos alunos, com o objetivo de valorizar ainda mais todo o trabalho já realizado até aqui (confira abaixo horários e locais das ações).
Inserção no mercado de trabalho

A terceira etapa do projeto inicia-se em setembro, com um envolvimento maior dos formandos no mercado de trabalho, por meio de parcerias público-privadas. As empresas interessadas em contratar esses estudantes podem entrar em contato com a RGE, através da empresa Datte, contratada para a realização das ações (veja serviço abaixo). “A ideia é que esses alunos levem, com base na qualificação que receberam, lições e dicas de economia para dentro das organizações. Ganha o aluno, que entra no mercado de trabalho já com uma capacitação extra, e ganha a família, que pode ter ganhos de até 10% na economia de energia elétrica e água, que é a meta do projeto”, destaca Odair Deters, coordenador de Projetos de Eficiência Energética da RGE.

Todos os módulos do Aprendiz Energético foram ministrados e acompanhados por profissionais capacitados, professores, coordenadores e direção das escolas participantes, que também receberam treinamento. Conforme os estudantes foram concluindo os módulos, o próprio sistema pedagógico do projeto montava um currículo, com base no desempenho e no aproveitamento de cada aluno. “Além disso, o projeto encaminha a confecção de Carteira Profissional aos alunos que não tem, facilitando ainda mais seu acesso ao mercado de trabalho”, observa Deters. Uma grande rede de supermercados de Caxias do Sul foi a primeira a aderir ao projeto, acenando com a contratação de dezenas de jovens. Vale ressaltar que o Projeto Aprendiz Energético tem aval da Secretaria Estadual de Educação e o apoio de entidades de classe.

Unidade móvel
Entra em operação nos próximos dias uma unidade móvel do Aprendiz Energético, que vai circular entre as entidades disponibilizando acesso à internet a alunos que não têm essa alternativa em casa em mesmo em suas escolas. “Muitas escolas participantes não têm internet em seus laboratórios, então a unidade móvel vai facilitar a formação dos alunos nessa fase final. “Será um suporte a mais para que os alunos possam concluir alguma etapa que ficou para traz”, informa Deters.

Sensibilização nas escolas
Neste sábado ocorrem duas grandes ações de sensibilização entre os realizadores do Aprendiz Energético, comunidade escolar e familiares dos estudantes. Os eventos também são abertos à comunidade em geral. Confira horários e locais:
Ação 1 – das 9h30min às 11h30min. Local: Salão Menino Deus, bairro Serrano (Rua Alcides Ramos – 1354). Escolas participantes: Antonio Avelino Boff, Victorio Webber, Dr. Assis Antonio Mariani, Clauri Alves Flores, Rachel Calliari Grazziotion, Erico Verissimo, Evaristo de Antoni.
Ação 2 – das 15h às 17h. Local: Escola Estadual de Ensino Médio Olga Maria Kayser (Rua Antônio Fantinél, 177 – bairro Kayser). Escolas participantes: EETCS, João Triches, Cristóvão de Mendonza, Mauá, Murialdo, Província de Medonza, Melvin Jones, Ivone Lucia Triches dos Reis, São Caetano, Olga Maria Kayser, Alexandre Zattera, José Generosi, Impulso, Cavalheiro Aristides Germani, Henrique Emílio Meyer.

Projeto Aprendiz Energético – Saiba mais

· A duração do projeto é de março a novembro deste ano, período no qual serão beneficiados mais de mil estudantes de 22 escolas de Caxias do Sul;

· Além de todo curso, treinamento para professores, ambiente virtual de aprendizado, a RGE também fornece material didático e premiará, ao final do curso, os melhores colocados. Os três melhores alunos poderão optar entre um I-Phone, um notebook ou um X-Box.

· O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Rio Grande Energia (PEE – RGE), existente há 16 anos e elaborado de acordo com as regulamentações do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

· Para ser uma empresa parceira: entre em contato com a coordenação do Projeto – (54) 3537.2907

Website: https://www.rge-rs.com.br/Paginas/default.aspx

Por |2017-09-13T08:56:59-03:00setembro 13th, 2017|

Notícias