Arquitetura & Decoração

escritórios

Inspiração retrô por Mariana Paula Souza

Com certeza você já ouviu falar na síndrome do ninho vazio, situação onde a autoestima de pais e mães fica mais baixa após os filhos se mudarem de casa. No lar de uma família tradicional do norte do Paraná, esta fase complicada foi driblada de uma ótima maneira: através de uma reforma.

Com um total de 88,50 m², divididos em onze ambientes e um andar, a residência deste projeto pertence a um casal que morava com seus dois filhos até eles casarem. Para preencher o vazio após a mudança dos filhos, o casal notou que o ideal seria realizar uma revitalização visando à integração dos espaços da casa. Para a grande reforma, recorreram a arquiteta Mariana Paula Souza. Tudo mudou —paredes, piso, forro e esquadrias existentes foram quebradas para a execução de novo forro, iluminação, piso, revestimentos das paredes, parte elétrica, hidráulica, fechamento de sacada e novo mobiliário.

Esperando atender as expectativas do casal, este projeto teve como referência a funcionalidade com a adequação dos vários objetos familiares, buscando manter os elementos de valor sentimental, sem poluir o ambiente. Como o objetivo era a integração, ideal para uma família extrovertida que gosta de confraternizações, a escolha foi utilizar cores e louças portuguesas, itens que se alinham com perfil dos moradores e imprimem um ar retrô aos ambientes.

Com a quebra das paredes houve a conexão de todos os espaços, fato que evidenciou o conceito vintage. Isso contribuiu para que a cor azul fosse a escolhida como predominante nos ambientes, fazendo parte do revestimento Blue Memory presente na cozinha e também no papel de parede Christian Lacroix aplicado na sala. A cor ainda ganhou destaque em outros itens retrô, como no o Buffet Ovelha, em azul Bic. Para contrastar com o forte tom, a cartela de cores inclui o off white e amadeirado, decisão feita levando em consideração a referência das louças portuguesas.

Mantendo a inspiração, o projeto luminotécnico é pontual e destaca o mobiliário criando diversos cenários. O resultado da iluminação são ambientes intimistas, com efeitos de luz e sombra gerados pelo LED no painel que divide a circulação com a sala de TV. Uma maneira encontrada para delimitar a circulações foi a utilização dos balizadores. Outro destaque relacionado à iluminação é o pendente atemporal na mesa de jantar.

Os mobiliários soltos como o Buffet Ovelha e o sofá com braço em fibra são fornecidos pela Inove, enquanto a cadeira de balanço da sala de estar, a cadeira asa em madeira e os bancos em couro natural são da Decormade. Os tapetes e tecidos podem ser encontrados na Originale Maison. Já os vidros são da Projevidros e os elementos do projeto luminotécnico da Interpam. O mobiliário planejado foi desenvolvido em conjunto com a Florense Casa e o piso os pisos vinílicos utilizados nos quartos são do Balaroti.

Ficha Técnica:
Foto pessoal: Gerson Lima
Foto de ambientes: Marcelo Stammer
Arte e Publicação: Raquel Lima

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nesse Workshop você irá vivenciar uma autodescoberta para ampliar seus horizontes, quebrar paradigmas e libertar-se dos obstáculos que impendem você a criar uma vida Abundante em todas as esferas da sua vida! O objetivo do Workshop é ajudar a descortinar as influências, crenças e valores, que aprendemos desde a tenra infância, que hoje pode estar nos limitando ou bloqueando nosso total potencial de Prosperidade. Vai aprender como reprogramar sua mente para atrair mais Sucesso, Felicidade e Amor. Haverá a integração de meditações com conexões e alinhamento energético. Um despertar de todo seu potencial como ser Divino co-criador da sua realidade!

 

A bela loja Raffinato está há 17 anos no charmoso bairro Santa Felicidade, traz em seu showroom uma vasta opção de móveis, objetos de decoração e telas assinadas. Famosa por seus preços honestos, tem conquistado cada vez mais a preferência dos profissionais da decoração, que deixam o circuito comum, atribuído ao bairro Batel e arredores, partindo em busca de sofisticação e eficiência sem ter que pagar mais por isso, dando ainda mais personalidade aos seus projetos, sem extrapolar o orçamento de seus clientes.

Munida de uma equipe de consultores especialistas disposta a dar soluções, na manhã desta quarta-feira, recebeu um seleto e animado grupo de arquitetos e designers de interiores que conheceram e tiveram uma experiência sensorial na loja.

Texto e fotos: Raquel Lima

Na tarde desta segunda-feira, dia 16, a Portobello Shop Batel promoveu uma visita técnica muito descontraída, onde arquitetos e designers foram convidados para um happy hour e também para conhecer algumas das novidades da marca. Além da apresentação dos lançamentos em porcelanatos, a equipe de consultores pôde mostrar e esclarecer dúvidas sobre o item que já é sem dúvida a número um na lembrança de muitos profissionais… as belíssimas bancadas, instaladas pela própria Portobello Shop Batel, o que garante a perfeição na entrega ao cliente final.

Durante o evento houve uma sessão de fotos pelo portal Gerson Lima, onde os profissionais serão presenteados pela loja com as imagens.

Texto e fotos: Raquel Lima

 

Scroll Up