4 maio 2017

Inspiração retrô por Mariana Paula Souza

Com certeza você já ouviu falar na síndrome do ninho vazio, situação onde a autoestima de pais e mães fica mais baixa após os filhos se mudarem de casa. No lar de uma família tradicional do norte do Paraná, esta fase complicada foi driblada de uma ótima maneira: através de uma reforma.

Com um total de 88,50 m², divididos em onze ambientes e um andar, a residência deste projeto pertence a um casal que morava com seus dois filhos até eles casarem. Para preencher o vazio após a mudança dos filhos, o casal notou que o ideal seria realizar uma revitalização visando à integração dos espaços da casa. Para a grande reforma, recorreram a arquiteta Mariana Paula Souza. Tudo mudou —paredes, piso, forro e esquadrias existentes foram quebradas para a execução de novo forro, iluminação, piso, revestimentos das paredes, parte elétrica, hidráulica, fechamento de sacada e novo mobiliário.

Esperando atender as expectativas do casal, este projeto teve como referência a funcionalidade com a adequação dos vários objetos familiares, buscando manter os elementos de valor sentimental, sem poluir o ambiente. Como o objetivo era a integração, ideal para uma família extrovertida que gosta de confraternizações, a escolha foi utilizar cores e louças portuguesas, itens que se alinham com perfil dos moradores e imprimem um ar retrô aos ambientes.

Com a quebra das paredes houve a conexão de todos os espaços, fato que evidenciou o conceito vintage. Isso contribuiu para que a cor azul fosse a escolhida como predominante nos ambientes, fazendo parte do revestimento Blue Memory presente na cozinha e também no papel de parede Christian Lacroix aplicado na sala. A cor ainda ganhou destaque em outros itens retrô, como no o Buffet Ovelha, em azul Bic. Para contrastar com o forte tom, a cartela de cores inclui o off white e amadeirado, decisão feita levando em consideração a referência das louças portuguesas.

Mantendo a inspiração, o projeto luminotécnico é pontual e destaca o mobiliário criando diversos cenários. O resultado da iluminação são ambientes intimistas, com efeitos de luz e sombra gerados pelo LED no painel que divide a circulação com a sala de TV. Uma maneira encontrada para delimitar a circulações foi a utilização dos balizadores. Outro destaque relacionado à iluminação é o pendente atemporal na mesa de jantar.

Os mobiliários soltos como o Buffet Ovelha e o sofá com braço em fibra são fornecidos pela Inove, enquanto a cadeira de balanço da sala de estar, a cadeira asa em madeira e os bancos em couro natural são da Decormade. Os tapetes e tecidos podem ser encontrados na Originale Maison. Já os vidros são da Projevidros e os elementos do projeto luminotécnico da Interpam. O mobiliário planejado foi desenvolvido em conjunto com a Florense Casa e o piso os pisos vinílicos utilizados nos quartos são do Balaroti.

Ficha Técnica:
Foto pessoal: Gerson Lima
Foto de ambientes: Marcelo Stammer
Arte e Publicação: Raquel Lima

Arquitetura & Decoração

escritórios

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O objetivo do curso é desenvolver as habilidades para a elaboração de desenhos de observação à mão livre, aquele que usamos modelo real. Inclui: Noções de perspectiva, proporção, equilíbrio, aprimoramento da percepção e capacidade de observação da forma, luz e volume.

Aulas no Atelier e externas.

Início das Aulas foi em 22 de junho, mas ainda dá tempo. É possível inclusive abrir novas turmas, conforme a demanda.

Aulas às quintas-feiras das 14h30 às 17h30

Local: CGP Arquitetura

(Vagas Limitadas)

Informações: clauguima@mail.com

Whats 41 | 99979 8218

A equipe da Portobello Shop Batel recebeu ontem profissionais da arquitetura e decoração para um animado happy hour na loja, durante o evento os convidados puderam saborear algumas comidinhas típicas de festa junina e ainda conhecer os lançamentos da marca.

A Portobello Shop Batel está localizada na Rua Comendador Araújo, 990 – Batel em nossa capital.

Fotos: Raquel Lima

A loja Raffinato, recebeu nesta quarta-feira um seleto grupo de profissionais da arquitetura e decoração, para mostrar o novo showroom, que conta com várias opções de mobiliários internos e externos, são mesas, cadeiras, poltronas, pufs, espelhos, seat gardens, artigos de decoração, tapetes e quadros. A equipe de vendas é especialista no atendimento a profissionais e o grande diferencial sem dúvida é qualidade e os preços acessíveis.

Visite e encante-se,

A Raffinato se localiza Av. Manoel Ribas, 4919 – Santa Felicidade, Curitiba – PR, 82400-000
41 | 3272-0380

Texto e fotos: Raquel Lima