Revista

Energia que vem do sol

Início|Energia que vem do sol
  • 001

    Energia que vem do sol

Energia que vem do sol

Cada vez mais comuns, os painéis solares são uma opção sustentável para quem quer economizar na conta de luz residencial

O Brasil é um país tropical e o sol costuma “dar as caras” regularmente, durante o ano todo. Desta forma, por que não aproveitar uma fonte de energia natural para abastecer o seu lar? Apesar dos painéis fotovoltaicos já serem muito utilizados para a geração de energia elétrica residencial, diversas pessoas ainda têm dúvidas com relação a este mecanismo. Por isso, os profissionais do EB Arquitetura, especializados em projetos sustentáveis, elencaram algumas vantagens em instalar as placas solares em residências.

Primeiramente eles esclareceram que as nomenclaturas fotovoltaico e solar determinam pequenas diferenças nos painéis. “O painel fotovoltaico não deixa de ser um painel solar, pois também capta a energia do sol, mas pode transformá-la em energia elétrica, enquanto o outro é utilizado somente para aquecer a água da residência”, explica o arquiteto e sócio-proprietário do EB Arquitetura, Guto Biazzetto.

Utilizados para aquecer a água, seja para banheiro, piscina, fan coils, ou na produção de energia elétrica, os painéis de captação solar abastecem às necessidades da casa, tendo o excedente armazenado ou colocado como crédito para o mês seguinte. “O sistema no Brasil ainda é de bi leitura, ou seja, o que você produz é mandado para a rede pública e o seu consumo é abatido deste valor que foi produzido, e a energia excedente pode ser consumida no próximo mês. Já existem baterias que podem armazenar a energia que sobra, mas ainda são muito caras no país”, conta Guto.

A instalação das placas pode ter um custo elevado, tendo em vista os gastos com a obra, mas o investimento é recuperado em, aproximadamente, cinco anos de uso, tornando o sistema em um bom custo-benefício a longo prazo. “Acredito que ainda falte incentivo do governo, como taxas melhores para empréstimos nos bancos, uma produção nacional de maior representatividade e a redução dos impostos de importação. Junto a isso, a falta de conhecimento faz com que o sistema ainda seja pouco utilizado no Brasil”, reconhece Carolina Biazzetto, arquiteta e sócia-proprietária do EB Arquitetura.

Segundo ela, uma grande referência mundial quando o assunto é energia solar residencial é o vilarejo de Sonnenschiff, na Alemanha. Ele é capaz de produzir quatro vezes mais energia do que consome e sua autossuficiência é atingida por meio do projeto de energia solar, que utiliza painéis fotovoltaicos posicionados estrategicamente para aproveitar ao máximo a incidência dos raios de sol.

Sobre o EB Arquitetura:

Formados pelo Politecnico Di Milano e pela Scuola Politecnica di Design, os arquitetos Carolina e Guto Biazzetto, criaram em 2002 o EB Arquitetura, escritório com sede em Curitiba e filiais em Campinas (SP) e Milão (Ita). Com grande foco na sustentabilidade, além de projetos ecologicamente corretos, o EB também oferece consultoria na área e acompanhamento no processo de certificação sustentável de obras. Seus trabalhos combinam o minimalismo italiano ao tropicalismo brasileiro, oferecendo uma mistura interessante aos seus clientes.

Serviço:

EB Arquitetura  

Unidade Curitiba (PR)

Endereço: Rua Vieira Dos Santos, 40 – Centro Cívico

Unidade Campinas (SP)

Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 497 – Cidade Universitária

Unidade Milão (Itália)

Via Ugo Foscolo, 35, 20090 – Cusago

Site: www.ebarquitetura.arq.br/

 

Ficha Técnica:

Sonnenschiff – foto do vilarejo

Carolina e Guto Bizzetto.

Crédito: Nilo Biazzetto Neto.

Publicação: Raquel Lima

Texto: Andressa BG Assessoria

Por |2017-06-02T08:28:05-03:00junho 2nd, 2017|

Notícias