Adriana Sypniewski

Luz é Tudo!


greyhouse.com.br

adriana@greyhouse.com.br

(41) 33364159

Arquitetura & Decoração

escritórios
6 junho 2017

Conforto visual | Pequenas dicas para a escolha correta do abajur

O abajur serve como complemento da iluminação no espaço em que está inserido. Palavra de origem francesa, significa abaixar a luz, uma vez que o usuário não foca diretamente na luz da lâmpada. Quando instalado, com uma lâmpada adequada, cria um ambiente tranquilo e aconchegante. Nos quartos, por exemplo, cria a atmosfera perfeita para quem vai dormir.

Com o passar do tempo, o abajur foi de complemento a objeto de decoração. Muitos profissionais arquitetos, decoradores e de interiores apontam o abajur como imprescindível na decoração. E ele é mesmo!

Mas como escolher o melhor abajur para seu ambiente ou projeto? Tudo vai depender do estilo e das proporções do local onde será apoiado. Outro ponto importantíssimo de ser ressaltado é a altura do abajur. Ele deve estar de acordo com a altura da mesa, ficando na linha de visão do usuário, possibilitando que ele enxergue com tranquilidade. Ao lado da cama, preferencialmente um pouco abaixo da altura da cabeceira.

Em salas, por exemplo, a luminosidade pontual, com abajures e luminárias, também faz a diferença e ajuda a compor um cenário mais moderno.

A cúpula deve ser aberta na parte de cima, com largura suficiente para que a luz seja difundida para o alto, e larga na parte inferior, para que ilumine bem a área de leitura e ou trabalho.

O importante é o abajur causar o conforto visual e beleza que lhe é peculiar.

Ficha Técnica:
Foto: Gerson Lima
Texto: Adriana Sypniewski
Publicação: Raquel Lima

ÚLTIMAS COLUNAS