001 Vestuário - Qual Roupa Devo Usar?

Arquitetura & Decoração

escritórios

Vestuário – Qual Roupa Devo Usar?

Quem nunca teve dúvida para compor um traje adequado para determinada ocasião ou situação? São tantas as variáveis: horário do dia, local, tipo de evento, combinações de cores e acessórios, harmonia de texturas, etc.
Cometem-se pequenos ou grandes deslizes em muitos lugares: no trabalho, restaurante e inclusive em clubes.

Os erros mais comuns são os seguintes:
Tecidos de inverno geralmente não se misturam com tecidos de verão. Por exemplo: usar uma calça de lã com camiseta, com ou sem manga ou com um top, fica no mínimo estranho. Como também fica estranho vestir uma blusa de lã ou um gorro, usando sandálias. Parece absurdo, mas tem gente que faz isso. É brega!

Quando se usam peças de vestuário com cores fortes, o ideal é combiná-las com cores neutras ou discretas. Exemplo: camisas ou blusas estampadas combinam com calças jeans, sarja ou brim em cor cinza ou cáqui.

Devem-se evitar usar jeans, principalmente os mais claros (desbotados), com calçados na cor preta.
Calçados com solados tipo anabela utilizados com saias ou vestidos também não caem bem.
Maiôs, biquínis e sungas têm seu uso restrito às áreas de piscinas e vestiários. Ao freqüentar restaurantes ou lanchonetes, o adequado é sobrepor saiotes, saris, shorts ou bermudas e colocar camisetas. É mais higiênico e discreto. Em hotéis que dispõem de piscina é grosseiro e constrangedor cruzar em entradas, elevadores, escadarias ou salões com pessoas com trajes de banho. Resumo: biquínis, maiôs e sungas são restritos à beira da piscina ou da praia.
Homens: com qualquer cor de calçado nunca se usam meias brancas. Elas só são usadas na academia ou por profissionais da saúde.

Roupas

Em bares, coquetéis ou eventos em geral, após as dezoito horas, não se usam paletós, blazers ou ternos claros (cinzas ou cáquis). Após as dezoito horas usam-se, exclusivamente, paletós, blazers ou ternos escuros, nas cores preta, marinho ou grafite. Da mesma forma, não se usam ternos nas cores cinza e cáqui à noite. É brega!

Quem tem ternos (costumes) nas cores marrom, verde ou outras diferentes daquelas mencionadas no item anterior, por favor, se desfaçam deles com urgência.

Em ocasiões mais formais, como por exemplo, coquetéis, bailes, cerimônias e solenidades, nunca se retiram peças do vestuário. Não se tiram os sapatos, os paletós e não se afrouxam as gravatas. Agindo assim, se não se estiver bêbado, vai parecer que se está! E nada de paletós com botões dourados ou prateados, que foram um modismo ultrapassado e indicado para quem tinha uma lancha ou iate a dois metros de distância. Não seguir essas recomendações… é brega!

Mulheres: não se usam vestidos longos (rigor) quando a roupa do homem naquela ocasião ou evento for o passeio completo. Se a ocasião for solene, formal ou durante o dia: usam-se vestidos e tailleurs mais sóbrios. Se o evento for à noite com festa (coquetel, jantar, baile), usa-se o habillé (tailleurs, saias com túnicas e spencers, channel, mi-mollet).Ora, o traje feminino acompanha a modalidade exigida para o traje masculino. Portanto, se o homem estiver usando black -tie, fraque ou meio-fraque, a mulher pode e deve usar o traje a rigor. Usar rigor indistintamente, em qualquer casamento ou baile, além de errado, é gafe!

Quando o busto for maior do que o médio, ao usar decotes, tipo “tomara-que-caia”, deve-se fazê-lo, preferencialmente, utilizando-se alças, que serão mais discretas quanto menor for o busto. Quando o peso estiver acima do ideal, evitam-se usar roupas com cores fortes, priorizando-se as cores neutras: preta, palha, etc.

Quanto mais formal ou solene for o momento, maior deve ser o cuidado com as atitudes e as posturas. Trajes com transparências, rendas e brilhos, sandálias e sapatos sociais com saltos altos e finos exigem maior atenção ao porte, à maneira de andar e sentar e, inclusive, a forma de parar, nunca afastando as pernas, procurando manter os pés o mais próximo possível.

Finalmente, cuidado, muito cuidado com a moda: shorts à noite, só ficam bem em pouquíssimas pessoas e tem que saber combiná-los com os calçados, blusas e outros acessórios. Os balonês e as botas de solado anabela (pés-de-bode) só ficam bem em filmes e desenhos infantis.

Texto: Josué Lemos da Silveira
Crédito das imagens: www.goodhousekeeping.comSOS SolteirosDeFato online
Arte e publicação: Raquel Lima

ÚLTIMAS COLUNAS

Quando existe um fato que pode fortalecer o nome de um produto, o nome das pessoas ou das empresas, claro que tudo precisa ser divulgado. A melhor forma de realizar esse objetivo é planejar um coquetel de negócios. É aquele coquetel que começa às 19 horas e se prolonga até no máximo as 23 horas. Esse tipo de evento costuma ter um impacto positivo e, normalmente, atrai a presença de fotógrafos, colunistas e jornalistas. Como deve ser! 

Na vida, embora seja difícil, todos sabem que se pode viver sem namorar mas, sem amizades, a vida se torna quase impossível…

Scroll Up