Arquitetura & Decoração

escritórios

Quais os tipos de alergias mais comuns nesta época do ano?

No Outono e no Inverno predominam a Rinite Alérgica e a Asma. A Rinite Alérgica é uma inflamação na mucosa do nariz que causa os seguintes sintomas: congestão nasal, coriza, espirros, coceira no nariz, olhos e garganta e tosse. A asma caracteriza-se por tosse, chio no peito e falta de ar.

Porque o Outono e Inverno são estações mais propícias para as manifestações alérgicas?

Devido às variações bruscas de temperatura e a diminuição da temperatura ambiente. O ar mais frio e seco deixa as mucosas do trato respiratório, nariz, garganta e brônquios mais irritados e inflamados. A permanência em locais mais fechados e mal ventilados também é um fator que propicia a manifestação das alergias respiratórias. Essas condições facilitam a proliferação dos ácaros e alguns fungos.

Além disso, as pessoas retiram dos guarda-roupas as vestimentas para o  frio que estavam guardadas a algum tempo, tais como, cobertores, mantas, edredons, roupas de lã, moletons, etc… Essas roupas guardadas podem estar com grande acúmulo de ácaros, que são os principais desencadeantes das crises alérgicas.

Quais são as conseqüências ou complicações que podem ocorrer quando não tratadas?

Nos pacientes que têm Rinite Alérgica, por exemplo, devido a congestão nasal, há uma piora na qualidade do sono, irritabilidade, sonolência no decorrer do dia, associada a sintomas como obstrução nasal, coriza persistente, coceira importante no nariz, garganta e nos olhos e tosse seca.

As crises de asma caracterizadas por tosse persistente, chio no peito e falta de ar pioram à noite, atrapalham a qualidade do sono e, em decorrência disso, mal estar, sonolência e indisposição durante o dia, o que prejudica o paciente em suas atividades habituais como estudo, trabalho e também na prática de atividades físicas.

Quais as principais medidas preventivas para não sofrer com as alergias no outono?

Manter a casa limpa, arejada, ventilada, abrir as janelas durante o dia. Evitar a permanência em ambientes fechados, pouco ventilados, pouco ensolarados, pois nesses ambientes há um aumento na proliferação dos ácaros e agravam as crises de Rinite Alérgica e Asma pela piora da qualidade do ar.

Lavar todas as roupas de inverno antes de usá-las, tais como: pijamas, blusas de lã, casacos, edredons e cobertores.

Manter o tratamento profilático da Rinite Alérgica e da Asma prescrito pela sua médica alergista para prevenir as crises durante o outono e o inverno.

Com as medidas preventivas e profiláticas prescritas pela sua alergista o outono e inverno serão estações com menos crises alérgicas e melhor qualidade de vida.

 

Ficha Técnica:

Texto: Dra. Loraine Landgraf

Crédito da Imagem: http://paraisomodabebe.com.br

Arte e Publicação: Raquel Lima

ÚLTIMAS COLUNAS

A chegada da primavera enche as cidades de flores em um colorido especial, porém a mais bonita estação do ano nos traz a alergia ao pólen ou polinose…

Algumas substâncias químicas que entram em contato com a pele podem desencadear uma reação alérgica chamada dermatite de contato alérgica.

Scroll Up